LEI SECA: O que você precisa saber sobre o Bafômetro





Apesar de ser constante as blitz nas ruas e não ser de hoje a atuação da Lei Seca, ainda fica aquela dúvida para alguns condutores. E iremos esclarecer com este texto.
A multa por embriaguez traz sérias consequências para o condutor, como diz no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro. Resumidamente, esclarecemos alguns pontos para vocês!

COMO FUNCIONA E PARA QUE SERVE A LEI SECA?

A Lei foi criada em 2008, para reduzir acidentes causados por bebida e inibir o consumo, e a direção após o efeito causado. Pois de fato diminui reflexo e atenção, sendo a maior causa de mortes de condutores, passageiros e pedestres.

Para medir é usado um medido de álcool ingerido. Através do ar presente nos pulmões e se chama Etilômetro. Fiscaliza e torna a lei apta para punir quem de fato a burlou.

Este equipamento, o etilômetro passar por verificação de 12 em 12 meses pelo Inmetro. De acordo com o Vocabulário Internacional de Termos de Metrologia Legal – Portaria INMETRO nº 163 de 06 de setembro de 2005, a verificação de um instrumento de medição é o “procedimento que compreende o exame, a marcação e/ou a emissão de um certificado de verificação e que constata e confirma que o instrumento de medição satisfaz às exigências regulamentares”.
E a calibragem, de acordo com o Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia – Portaria INMETRO nº 232 de 2012, é o “Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir duma indicação”.

FAZER OU CORRER DO "BAFÔMETRO"? 

Caso escolha negar o teste, a suspensão será a mesma caso dirija embriagado (a): Suspensão imediata e a retenção da CNH por 24 horas e multa de R$ 2.934,70 que irá gerar uma suspensão de 12 meses, tendo chances de recorrer.

QUANTIDADES MÍNIMAS DE ÁLCOOL SÃO DETECTADAS?

Atualmente a tolerância é ZERO, não sendo permitida quantia alguma. Ou seja, se ingeriu pequenas quantias, não será mais apto a assumir a direção. Sendo recomendado contratar e/ou fazer uso de serviços de transportes como táxi, Uber e transporte público.

DEU POSITIVO, MAS NÃO BEBI, O QUE FAZER?
Neste caso, o direito a refazer o teste é garantido, pois até mesmo bombom com licor e antisséptico bucal com álcool pode dar falso positivo. Alguns alimentos com levedura também, após a ingestão ocorre reaçao química dentro do corpo. 
Após 15 minutos refaça e o resultado será diferente, lembrando que pode haver erro de calibragem do equipamento.

DIRIGIR COM EMBRIAGUEZ É CRIME?

É crime somente se o teste do bafômetro marcar mais do que 0,30 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, se isso acontecer você será preso e poderá sair mediante pagamento de fiança, uma vez que você cometeu o crime previsto no artigo 306 do CTB.
Agora que você sabe esses pequenos detalhes, vamos para o que realmente acontece quando você é pego no bafômetro em uma blitz policial.

O que acontece após a abordagem do bafômetro?

Após a recusa ou limite de álcool detectado, o policial em questão apreenderá a CNH e exigirá um condutor habilitado para dirigir o veiculo. Na falta, o carro fica retido até a presença de algum habilitado. 

 A CNH ficará na base policial por 24 horas até que haja a sua retirada. Mas ATENÇÃO, não dirija para busca-la, senão ira receber outra multa, pois dirigir sem portar a CNH não é permitido.
Neste momento é feito o pagamento da multa e a suspensão que virá através de carta, notificando que haverá suspensão de 12 meses do seu direito de dirigir.
Há a possibilidade de recorrer para evitar o pagamento da multa e a suspensão. Porém a melhor escolha é não misturar bebidas alcoólicas com direção. Se beber, não dirija!
Mas o lembre-se do principal, cuide da sua vida e das outras pessoas que estão com você, não dê sorte para o azar e não se meta em problemas: se beber não dirija!
 
Foi útil este artigo? Se sim nos diga. Caso tenha mais alguma dúvida, deixe nos comentários. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos da busca e apreensão de veículos | Explicamos alguns.

Quais os serviços os bancos devem oferecer gratuitamente aos correntistas?

Mitos da Busca e Apreensão de Veículos | Parte II