QUANTAS PRESTAÇÕES PODEM ATRASAR NO FINANCIAMENTO HABITACIONAL?

CONHEÇA AS DICAS PARA NEGOCIAR AS PRESTAÇÕES EM ATRASO.


Não existe uma única resposta para essa pergunta. Existem variáveis que podem influenciar como o banco vai agir para cobrar as prestações em atraso. Entre elas:

· Garantia alienação fiduciária: se o seu contrato tiver essa garantia, o Banco pode iniciar o processo de execução a partir de 30 dias de atraso, a partir da primeira prestação não paga. A praxe do mercado é de 60 dias. Caso o seu contrato já esteja nessa fase, ainda existe a possibilidade de negociação, porém além das prestações, você deve arcar com as custas cartorárias por esse processo.

· Histórico do cliente: o banco pode analisar o seu perfil para pagamento, seja no financiamento imobiliário ou em outros créditos adquiridos no banco. Se for o primeiro atraso, a negociação será mais fácil.
· Quantidade de prestações em atraso: quanto mais atraso, maior a dificuldade de colocar em dia e mais exigente o banco vai ser para negociar. Lembre-se que para qualquer negociação, o banco pode exigir um valor de entrada.
· Prazo: o prazo restante para pagar o financiamento também é considerado na análise, uma vez que quanto maior o prazo, maior é o risco do banco, portanto haverá mais exigências. Porém se o contrato não foi assinado no prazo máximo, existe a possibilidade de elastecer e a prestação diminuir.
· LTV ou Quota de financiamento: é a porcentagem gerada pela relação valor da dívida sobre o valor da garantia. Quanto maior a quota, maior o risco do banco, portanto quando menor for o seu saldo devedor, melhores são as alternativas negociais.FONTE: SITE- PATRICIA MATAYOSHI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos da busca e apreensão de veículos | Explicamos alguns.

Quais os serviços os bancos devem oferecer gratuitamente aos correntistas?

Mitos da Busca e Apreensão de Veículos | Parte II