ESTABILIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO É ALGO BOM?

Depende da forma que cada um vê!

Claro que para muitos servidores públicos a estabilidade é vista como algo muito bom, pelo fato de não terem que se preocupar em perder o emprego, e este foi um dos motivos que levou a maioria dos servidores a prestarem um concurso e ingressarem no serviço público, mas que pode ter suas armadilhas.

E uma das armadilhas está diretamente ligada a vida financeira dos servidores, pois o crédito é muito facilitado devido à estabilidade, e o mais famoso deles o consignado, mas não é só ele, existem vários outros tipos de empréstimos que são oferecidos ao servidor.

Imagine uma pessoa que vem renovando o empréstimo em folha há algum tempo, e que este empréstimo tenha sido feito em 96 parcelas, o que significa 8 anos, isso mesmo 8 anos. É uma conta que ninguém leva em consideração na hora de contratar, e os juros então?

Menos ainda, a única conta que é feita é aquela de cabeça, em que acham que a parcela vai caber no orçamento, e no dia do pagamento tem aquela fatia considerável descontada do salário, que pode chegar a 40% dos vencimentos, já que o governo aumentou a margem do empréstimo em folha e como disse para pagar em até 96 meses.

E caso você se reconheça nesta situação, e trabalha a pelo menos uns 12 anos no serviço público sabe o quanto isso é verdade.

E em tempos de crise eles ficam mais preocupados ainda, com o aumento da inflação e consequentemente dos preços e sem falar na estagnação dos salários.

Aí que está o perigo de contar com a estabilidade na hora de fazer um empréstimo, você pode estar se tornando um escravo dos empréstimos confiando na estabilidade. E o que você pode não estar vendo, é que você já pode ter passado metade da sua vida no serviço público com o salário comprometido com empréstimo, e a outra metade como será?
FONTE:BLOG-REGINA PERDIGÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos da busca e apreensão de veículos | Explicamos alguns.

Mitos da Busca e Apreensão de Veículos | Parte II

Você sabe o que são cooperativas de crédito?