Como Renegociar sua dívida bancária

Se você está endividado, com contas em atraso, recebendo ligações telefônicas de cobrança e as ameaças de seus credores não param? Foi inscrito no SPC e SERASA ou está prestes a ir? Não consegue achar uma solução? É nesta situação que se encontra boa parte da população brasileira.

É fácil perceber que o acesso ao crédito vem sendo facilitado e o consumo exagerado pode tornar-se uma armadilha e causar o endividamento. O principal fator do endividamento é o comportamento compulsivo pelo consumo, tornando-se necessidade e atinge pessoas de todos os tipos.

Para tornar-se um consumidor responsável é importante reeducar-se financeiramente, dessa forma busca-se diminuir o grau de endividamento. Dicas de como evitar muitas parcelas no cartão, não utilizar o cheque especial, não fazer gastos desnecessários, trocar dívidas mais caras por dívidas mais baratas e também, evitar financiamentos longos, são importantes para buscar o equilíbrio financeiro. Lembre-se dever não é crime.

O Credor (aquele a quem se deve) tem o direito de receber e o devedor (quem fez a dívida) tem o dever de pagar. Assim, fica claro que o pagamento é um direito para o devedor, assim como o recebimento é um dever para o credor. Dessa forma, deixar de pagar significa entrar em mora (atraso no pagamento, demora) acarretando juros sobre o valor devido e até a inscrição do nome nas listas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), do Serasa e do Banco Central, que são as referências para o mercado quando avalia-se a idoneidade do cliente. O lado positivo de ser inscrito nos serviços de proteção é o fato de não ter mais crédito no mercado. Dessa forma, tudo tem que ser pago a vista, assim, evita-se novas dívidas e exige-se do consumidor aprender a controlar forçosamente o orçamento.

É importante lembrar que para conseguir “sair do buraco”, pagar as dívidas e se livrar do endividamento o primeiro passo é reconhecê-lo. Após isso, é importante gerenciar e controlar os gastos utilizando alguma ferramenta, como uma planilha por exemplo. Lembre-se que não adianta "limpar" o nome e começar a gastar novamente. O portal renegociando deixa algumas dicas:

 

1)  Você não será preso por dever (Exceto pensão alimentícia).

 

2) Tenha consciência que mesmo em situação extrema, você tem a obrigação de   pagar os seus credores;

 

3)  Dever não é crime;

 

4)  Fique preparado para as ligações que não respeitam horário nem local;

 

5)  Ninguém é obrigado a ficar ouvindo desaforos e ameaças;

 

6)  O Credor têm o direito de cobrar;

 

7)  A cobrança não pode ser vexatória. Deve ser respeitado o direito do devedor de não ser importunado de maneira desproporcional ou sofrer constrangimento. Ligações telefônicas devem ser feitas no horário comercial, para a residência ou telefone celular do devedor, nunca para o local de trabalho ou casa de vizinhos;

 

8)  Negocie suas dívidas uma de cada, e só aceite a proposta se for para pagamento à vista, com um bom desconto e que o valor caiba dentro do seu orçamento.Cuidado com novos parcelamentos, ou, nesse caso, tenha certeza de que será um "ótimo" negócio, em relação à dívida. Sempre observe se caberão no seu orçamento.

 

9)  Não tenha pressa. Se você endividou ao longo de meses, não será da noite para o dia que irá resolver “todas as suas dívidas”.

 

10) Procure saber se o Poder Judiciário do seu Estado, em sua cidade oferecem serviço de conciliação gratuitos para tentar intermediar um acordo.

 

11) Lembre-se de ter disciplina e força de vontade.

 

Seja você Credor ou Devedor, nós da Mattos Limoeiro  podemos auxilia-lo na renegociação de dívidas, mediando um acordo entre você e o credor. Entre em contato para obter mais informações, 65-9919-1250.

 


1000 caracteres

 

Código de segurança
Atualizar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos da busca e apreensão de veículos | Explicamos alguns.

Mitos da Busca e Apreensão de Veículos | Parte II

Você sabe o que são cooperativas de crédito?