Quais os serviços os bancos devem oferecer gratuitamente aos correntistas?
Desde 2008 existe uma resolução do Banco Central obrigando os bancos a oferecerem gratuitamente uma conta corrente de serviços essenciais, porém muitos ainda não conhecem.
Como o serviço possui gratuidade, não é interessante aos bancos divulga-los, mas continua sendo um direito que todos nós temos. Se os serviços básicos atendem a sua necessidade, é possível exigi-lo.
O que poucos sabem, é que todos têm direito a possuir uma conta corrente livre de taxas. É isso mesmo, você pode obter gratuidade!
- Cartão com função débito - ilimitado
- Consulta on-line - Ilimitada
- 4 saques mensais
- 2 Extrato dos últimos 30 dias
- Prestação de serviços por meio eletrônicos
- 10 Folhas de cheque
- Compensação de cheque
- 2 transferências mensais no mesmo banco
Caso opte por serviços pagos, confira as cobranças em todo mês como fazemos com qualquer compra. Previna-se contra tarifas acima dos valores, cobranças indevidas. Essa economia e atenção farão toda a diferença. Existem custo para manter uma conta corrente aberta, e são custos com valores elevados. São taxas de manutenção a pacotes diferenciados para cada perfil de cliente, mas os pacotes não obrigatórios.
Esse é um direito garantido pela resolução nº 3.518/2007, em vigor desde 30 de abril de 2008 e atualizada pela Resolução nº 3.919/2010, do Banco Central do Brasil. O artigo 2º da Resolução nº 3.919/2010 proíbe as instituições bancárias de cobrar tarifas pela prestação de serviços bancários essenciais a pessoas naturais, isto é, à pessoa física.
Os serviços essenciais possuem um número limitado de transações e outras operações por mês. A cobrança a parte ocorre caso o limite seja ultrapassado.
Caso opte por serviços pagos, confira as cobranças em todo mês como fazemos com qualquer compra. Previna-se contra tarifas acima dos valores, cobranças indevidas. Essa economia e atenção farão toda a diferença. O bancos resistirão para cumprir essa norma imposta pelo Banco Central, porque claro, preferem vender pacotes e serem comissionados. Por isso, se atente as informações e faça valer os seus direitos.
Este artigo foi útil? Compartilhe-o em suas redes sociais.
Comentários