O QUE SÃO JUROS?




Juro é a remuneração do capital daquele quem empresta recursos, tais como banco e financeiras. Os
recursos emprestados destinam-se aos mutuários que em determinado período devolverá, com valores corrigidos.
É costumeiro dizer que o juro é um “prêmio” ao emprestador por ter destinado tal quantia para empréstimo. Formalmente dizendo, o juros são remuneração.


QUEM PAGA JUROS? 

Quem faz empréstimo financeiro, ou quem faz uso do crédito em compras. Tais consumidores pagam acréscimo pelo uso do serviço   ou quando optam por parcelamento do pagamento.

Para determinar o valor dos juros são definidas taxas percentuais fixadas pelo credor. As taxas de juros são calculadas de acordo com alguns fatores como, a inflação atual, tipo de contrato e o risco ao credor.
No Brasil, os bancos utilizam uma taxa de referência básica, a Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) que também é utilizada na delimitação das taxas de juros para o comércio.

Tipos de juros

Existem diversas modalidades de juros que podem ser classificados em Juros Simples e Juros Compostos: A taxa de juros é simples quando incide a cada período sempre sobre o valor originalmente emprestado.A taxa de juros composta incide sobre todo o saldo devedor atualizado a cada período de incidência dos juros, ou seja, quando há capitalização periódica dos juros.
Na maioria dos países e inclusive no Brasil, a maioria dos juros aplicados são compostos. A nossa legislação permite no entanto a cobrança de um outro, desde que especificado no contrato.

Sobre a MATTOS LIMOEIRO ADVOGADOS

A ML Advogados possui sede em Cuiabá - Mato Grosso, atuando na defesa Jurídica a mais de 14 anos em diversas áreas do Direito Civil com expertise para Pessoa Física e Pessoa Jurídica.
Para as demais regiões do Brasil, atendemos em alguns casos mediante orçamento e complexidade.
A ML é especialista em redução de débitos bancários e juros.

Para contato mande e-mail para contato@mattoslimoeiro.com.br
Se cadastre para receber nossa Newsletter no site.
Telefone (65) 3028-4153 / (65) 9 919-1250
FACEBOOK: Mattos Limoeiro Advogados

Fabianie Mattos Limoeiro - OAB/MT 8920B,  pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil, Doutoranda em Direito do Trabalho – UBA (Universidade Federal de Buenos Aires).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos da busca e apreensão de veículos | Explicamos alguns.

Mitos da Busca e Apreensão de Veículos | Parte II

Você sabe o que são cooperativas de crédito?