O que fazer com o décimo terceiro? Dicas para aproveita-lo melhor
O final do ano causa um efeito diferente em todos os trabalhadores:
O décimo se torna uma possibilidade de realizar um sonho, realizar extravagâncias e ainda planejar aquela tão sonhada férias no nordeste!
Mas onde mora o perigo em se empolgar? Infelizmente, muitos sonhadores possuem dívidas e estão em situações de emergência financeira sem ao menos darem conta disso.
Se gastar tudo agora, correrá o risco de iniciar Janeiro do ano que vem com perguntas extremamente desoladoras como por exemplo:
"Onde foi parar todo aquele dinheiro que estava aqui?"
ou
"Não acredito que o salário do início ano serão para pagar dívidas de dezembro!"
A felicidade que te contagia no ato do recebimento do salário, pode ser sua maior inimiga e te fazer desviar do foco principal, sendo ele quitar débitos, e adquirir o que de fato é necessário.
Vamos supor que você precise pagar a escola do seu filho, planos de saúde, alimentação, contas básicas da casa, gastos com telefonia e ainda pensa em comprar ou trocar de carro, porque não poupar e aumentar as chances de chegar perto de algo mais concreto?
Aquela viagem pode esperar até o ano que vem, para que você se alivie financeiramente e não se afunde em juros e taxas por causa da inadimplência.
Vale lembrar que vivemos em um país caro. O Brasil custa muito, e o preço das taxas anuais chegam a ser exorbitantes, certos pontos turísticos necessitam de um planejamento aprimorado para ser visitado com tranquilidade e sem peso na consciência.
Qual a melhor forma para gastar?
Priorize gastos básico como luz, água e alimentação. Depois se atente a dívidas em aberto e pague antes do vencimento contas com o cartão de créditos e serviços essenciais.
Crie um fundo de emergência
Que tal começar hoje um fundo de emergência para o ano que vem? Destine 15% do seu salário mensal para poupar e 20% do décimo. Isso te livrará de situações desagradáveis que eventualmente podem vir a acontecer como problemas de saúde ou mesmo te ajudará a comprar um carro, casa e etc.
Compras a vista
É preferível ter dinheiro em mãos e só pagar nesta modalidade para se controlar e evitar abusos contra si mesmo. Assim notará quando algo sair do orçamento e aprenderá a impor limites!
O décimo terceiro é uma grande ajuda quando usado com sabedoria, e uma armadilha se visto como dinheiro a ser desperdiçado se sua visão for apenas curtir inconsequentemente nas festas de fim de ano. Gaste melhor e realize mais rápido seus sonhos!
Comentários