Aprenda Dicas de Empreendedorismo com House of Cards




Aprenda Dicas de Empreendedorismo com House of Cards






Você já ouviu falar de HOUSE OF CARDS uma série de TV americana que está fazendo o maior sucesso aqui no Brasil?

Adaptada pelo roteirista Beau Willimon do livro homônimo de Michael Dobbs, a série, que também tem uma versão britânica, acompanha a vida do congressista Frank Underwood. O político, após perder a oportunidade de exercer o cargo de Secretário de Estado, inicia uma campanha inescrupulosa para derrubar aqueles que o prejudicaram.

Você percebeu que se trata de uma trama sobre o jogo politico norte americano, mas podemos tirar muitas lições de empreendedorismo, tanto para empresários  e  seus negócios quanto para o mercado de trabalho, para você que está iniciando agora sua carreira profissional.

HOUSE OF CARDS é cheia de tramas de vingança, planos ambiciosos para passar pra trás os concorrentes e mentiras, tudo para deixar o telespectador ansioso pelo desenrolar da trama.


Deixando isso de lado, podemos tirar lições valiosas que podem nos auxiliar em nosso empreendimentos, sejam eles profissionais ou pessoais, não se engane você consumidor também precisa ter uma base para saber negociar qualquer coisa, que tal aprender se divertindo!


Então, porque nós recomendamos HOUSE OF CARDS? Por que você deve tirar um tempo para assistir essa série?


Vamos lá!

Listamos alguns motivos que podem fazer você se empolgar com a jornada de Frank Underwood, político americano que não mede meios para manter-se no topo da cadeia de poder dos EUA.





Rapidamente, vamos falar um pouco dos personagens:


KEVIN SPACEY é o protagonista Frank Underwood, um político ambicioso que não mede esforços para atingir seus objetivos. Ele é capaz de mentir, manipular e até matar. No entanto, a série faz com que o espectador seja o seu maior cúmplice — ele fala diretamente para a câmera em alguns momentos. Acabamos, involuntariamente, torcendo para que suas maracutaias deem certo.



Claire Underwood, esposa e comparsa do político, é vivida pela bela ROBIN WRIGHT. A atriz, dá-nos uma excelente e intrigante personagem feminina.

Outros personagens orbitam em torno dos dois — e também servem como massa de manobra:

O congressista alcóolatra Peter Russo (Corey Stoll), a repórter ambiciosa Zoe Barnes (Kate Mara) e o chefe de gabinete Doug Stamper (Michael Kelly) são alguns exemplos de personagens com o "rabo preso".

Ninguém tem moral na trama — e talvez seja exatamente por isso que a série pareça tanto com a "vida real".

Já te apresentamos os personagens, agora vamos ao que interessa, o que aprendemos ao assistir HOUSE OF CARDS?

Logo nos primeiros episódios você irá perceber que é fundamental no mundo dos negócios muito jogo de cintura, aliados e foco em seu objetivo.

Caminhar sozinho por esse caminho não irá te levar muito longe, já que são as influências profissionais que lhe ajudarão a derrubar seus concorrentes ou por vezes, contornar algumas dificuldades.

É fundamental que você como empreendedor saiba lidar com qualquer situação que eventualmente surja no seu negócio ou vida pessoal, fazer isso vai te transformar num empreendedor ativo e no controle da sua vida empresarial. ter parceiros com quem vc possa contar é uma excelente estrategia, ser alguém com eles possam contar é melhor ainda.

Existem algumas palavras que ficam marcadas em House of Cards e são elas: Influência, estratégia, poder e aliados.

Analisando cada uma delas temos:

Influência

Muitas pessoas irão tentar te influenciar, mas você precisará ser forte para seguir o caminho com pessoas que compactuam dos mesmos ideais que você para que, assim, juntos possam ser mais fortes.

É preciso tomar cuidado com pessoas que tentam te influenciar e enganar.

Estratégia

Uma boa estratégia é fundamental para alcançar qualquer objetivo, porém será preciso avaliar até onde você é capaz de ir por ela.

Traçar uma estratégia em busca de seu sonho, não é nada demais, desde que ela não deixe feriadas graves pelo caminho.

Aliados

Juntos, vocês chegarão mais longe, pois o poder tende a aparecer quando há um número maior de pessoas envolvidas, afinal muitas cabeças pensam melhor que uma só, não é mesmo?

É importante que esses aliados tenham a mesma perspectiva que você, pois caso contrário poderá haver um conflito de interesses e, isso, acabará lhe prejudicando mais do que ajudando.

Poder

Poder é uma palavra bastante perigosa quando cai em mãos erradas, porém quando é bem administrado consegue ajudar muitas pessoas.

Se tiver o poder com você, não haja por impulso e tente sempre manter os pés no chão, pois é dessa forma que conseguirá avançar muito mais em busca de seus objetivos.



Agora vamos aplicar o que aprendemos com HOUSE OF CARDS e seu protagonista Frank Underwood!

Saiba o que o seu cliente quer antes que ele te fale - conhecer seu cliente é fundamental, quando você sabe o que ele quer, sabe o que fazer para ajudá-lo, claro que existem aqueles clientes difíceis, mas atente-se em entendê-lo, quando você se coloca no lugar do outro passa a ver as coisas com outros olhos.

Ficou numa situação que parece sem solução?

Experimente ver as coisas de outro ângulo! Ficar de cabeça pra baixo, deitado, ou simplesmente girando na sua cadeira, pode ajudar! Relaxe! enquanto você descansa o seu Cérebro trabalha.

Torne-se insubstituível - Depois de compreender seu cliente, você já sabe o que ele precisa, então torna-se mais fácil ser aquele a quem ele sempre recorre quando precisa de ajuda, torne-se insubstituível!!!

Faça o que o concorrente não faz e não faça o que o concorrente faz -  Olhar a grama do vizinho pode mais atrapalhar do que ajudar!, você corre o risco de perder sua identidade, por isso que tal fazer o que ele não faz, focar naquilo que ele não dá tanta importância. Por exemplo para uma grama ficar verdinha você precisa molhar constantemente, experimente ver as coisas por essa lado: Que tal economizar água? Ou fazer um pátio de concreto? Aí você vai ter menos trabalho pra manter e os mesmos ou mais benefícios que seu vizinho que molha a grama todo dia! 

Em uma crise, seja o chefe, assuma o controle e lidere - Toda empresa passar por momentos de dificuldades, nessas horas uma equipe precisa de um líder, e um líder controlado que não fique com seus nervos à flor da pele, não é?

Seja um líder forte! mantenha sua equipe confiante, quando ela confia em você e em suas soluções você torna-se um recurso indispensável e tem maior contato com seus parceiros - veja sua equipe como seus PARCEIROS. Seja a Solução!!

Diante de um problema, seja realista. - Outro aspecto fundamental, ser realista. Um  empreendedor primeiro conhece  sua realidade, para poder mudá-la! 

Como você sabe onde quer chegar? Reflita sobre isso.

Uma situação difícil não permanece sempre assim, quando você encontra um problema você descobre o que fazer para contorná-lo, claro é preciso tempo e disposição para isso.


Bom chegamos ao fim!

HOUSE OF CARDS não tem seu sucesso devido à sorte, a trama desenvolvida pelos personagens nos envolve no universo de poder e influencia, por consequência acabamos aprendendo muito.
Deixando de lado as falcatruas dos personagens podemos usar seus exemplos positivamente e nos tornar Excelentes Empreendedores com jogo de cintura e capacidade para fazer bons negócios. 

Não se engane o universo cinematográfico além de nos divertir pode nos ensinar muito.


Que tal colocar me prática essas dicas! Indique para um amigo.











Bibliografia e Direito das imagens:


http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/02/10-series-favoritas-dos-empreendedores.html
http://eleveseunegocio.com.br/o-que-house-of-cards-ensina/
http://thiagocompan.com.br/11-licoes-que-voce-pode-aprender-com-house-of-cards/
1.3 Resumindo
http://exame.abril.com.br/carreira/o-inevitavel-jogo-do-poder/
http://www.abcdebeleza.com.br/tag/house-of-cards/
https://endeavor.org.br/como-netflix-sabia-que-house-cards-seria-um-sucesso/
https://68.media.tumblr.com/e3069a2b97260f1c0050fc7b01d10210/tumblr_oh356o1j5j1rlocn5o1_1280.gif
http://mountain1025.com/wp-content/uploads/2015/07/NV-blog-post_House-of-Cards.jpg
http://www.falecommarina.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/06/house-of-cards-3.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos da busca e apreensão de veículos | Explicamos alguns.

Mitos da Busca e Apreensão de Veículos | Parte II

Quais os serviços os bancos devem oferecer gratuitamente aos correntistas?