Tarifa de cadastro e abertura de crédito! O Banco Central permite?

Desde 2008 a Tarifa de Abertura de Crédito, mais conhecida pela sigla TAC não pode ser cobrada por bancos e instituições financeiras. Nos casos em que o consumidor não possua conta corrente na instituição na qual quer se candidatar a um empréstimo ou financiamento, a instituição pode fazer a cobrança de tarifa de cadastro para início de relacionamento, o que é diferente da Tarifa de Abertura de Crédito.

O que isso quer dizer?

A pergunta que geralmente fica é que a tarifa de cadastro é o mesmo que TAC, mas não são. Por isso, é de grande importância para o consumidor dos serviços e produtos financeiros brasileiros compreender bem as tarifas que podem ser cobradas em empréstimos, financiamentos e outros produtos que os bancos e instituições financeiras possam vir a oferecer.

Quais são as tarifas mais comuns a aparecerem em contratos de financiamentos e empréstimos?

Esta é uma lista pequena de todas as tarifas que podem aparecer em contratos de financiamentos e empréstimos: TAC (Tarifa de Abertura de Crédito), TEB (Tarifa de Emissão de Boleto), TEC (Tarifa de Emissão de Carnê), TLA (Tarifa de Liquidação Antecipada), taxa de retorno, tarifa de análise de crédito, tarifas de cessão. Nem todas podem ser cobradas, e não estamos falando de todas as possíveis tarifas existentes.

Antes de assinar o contrato de um financiamento ou empréstimo, confirme que todas as tarifas e taxas que estão sendo cobradas são legais e tem legislação para a cobrança. (Foto: dradeborafrazatto.blogspot.com)

Quais tarifas os bancos e instituições financeiras não podem cobrar?

Abaixo, listamos quais são as tarifas que são ilegais em contratos de financiamento e empréstimos, além das situações onde elas aparecem:

TAC Tarifa de Abertura de Crédito não pode ser cobrada em nenhum contrato de empréstimo ou financiamento. É cobrada quando o consumidor tenta dar início a um contrato de empréstimo ou financiamento.

TLA Tarifa de Liquidação Antecipada não pode ser cobrada, apenas em contratos de Leasing. Esta tarifa geralmente é cobrada quando o mutuário tenta quitar a dívida antes do prazo final, com o propósito de pagar menos juros.

TEB Tarifa de Emissão de Boleto e TEC Tarifa de Emissão de Carnê não podem ser cobradas. São cobradas quando há emissão de carnê ou boleto para pagamento das parcelas do financiamento ou empréstimo.

TRC Tarifa de Renovação de Cadastro não pode ser cobrada. Geralmente, é cobrada com uma frequência de até duas vezes por ano.

O assinante do contrato deve perguntar às instituições sobre todas as tarifas cobradas, com esclarecimentos sobre a legislação que permite a cobrança e qual a função da cobrança no seu contrato. É seu direito como consumidor ter acesso à essas informações. Note que os nomes e siglas acima podem mudar para que as instituições tentem fazer a cobrança, mas citamos as situações onde elas não podem ser cobradas para que você saiba quando correr atrás de seus direitos.

                                          Quer receber mais informações? Contate-nos!

Nosso diferencial é ter os melhores especialistas do mercado na defesa do consumidor bancário. Nossa equipe é formada por advogados, peritos financeiros, matemáticos financeiros, economistas e administradores de empresa.

COMO AGENDAR UMA CONSULTA E O QUE DEVO LEVAR?

As consultas presenciais ou on-line (skipe). Ambas devem ser agendas através dos telefones (65) 3028-4153/ Whatsapp (065) 9816-7483. Traga seus documentos. Caso você não possua ou saiba os documentos a Mattos Limoeiro está te orientando ou poderá solicitá-las.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos da busca e apreensão de veículos | Explicamos alguns.

Quais os serviços os bancos devem oferecer gratuitamente aos correntistas?

Mitos da Busca e Apreensão de Veículos | Parte II